sábado, 30 de abril de 2016

Jaci Velásquez




Começo da Carreira e Reconhecimento

Jaci Velásquez nasceu nos Estados Unidos, mas possui ascendência mexicana, espanhola, escocesa, francesa e árabe. Seus pais são Diana Stancil e David Velasquez. Com apenas três anos de idade o talento de Jaci já era óbvio. Ela chegava a cantar até mesmo dormindo, e antes que soubesse andar, já sabia cantar a canção "Our God Reigns"[4] . Aos nove anos, ela começou a viajar com seu pai, que naquela época era um evangelista que cantava em tempo integral. Jaci começou cantando no grupo "The Velasquez Family" juntamente com seus pais, mas seu talento já se destacava e então ela começou a cantar solo. Chegou a gravar dois álbuns independentes que tiveram pouca visibilidade, Help Me em 1992 e Keep the Fire Burning em 1994.[5]

Aos treze anos de idade, Jaci fez sua primeira apresentação cantando o Hino Nacional Americano na Casa Branca, e no ano de 2004 participou das campanhas eleitorais, representando os latinos ao lado de George W. Bush. Mas foi em uma apresentação na Primeira Igreja Batista em Houston que ela foi descoberta por um agente do Point Of Grace, e convidada para abrir os shows do grupo. Após assistir os vídeos das apresentações dela, o empresário Mike Atkins a convidou para assinar contrato com a gravadora Myrrh Records.[6]

Em 1996, Jaci lançou o seu álbum de estreiaintitulado Heavenly Place. Cinco canções desse álbum ficaram em primeiro lugar entre os hits mais tocados do ano. [7] Jaci Velasquez foi apontada como a primeira artista solo na história da música cristã que conseguiu alcançar disco de platina logo em seu álbum de estreia, e disco de ouro com o seu segundo projeto auto-intitulado Jaci Velásquez em 1998.[7]

Jaci em 2001

Em 1999, Jaci assinou contrato com a Sony Discos e conheceu o produtor Rudy Pérez, que produziu seu primeiro álbum em língua espanhola, Llegar A Ti. Depois disso, Jaci Velasquez passou a alcançar maior popularidade, tanto com o público americano quanto com o público latino.

O primeiro single deste álbum foi Llegar de Ti, que liderou o Billboard Hot Latin Tracks e se tornou a primeira música cristã no topo da tabela. A canção também rendeu a ela uma indicação ao Grammy Latino como Melhor Performance Pop em Vocal Feminino, porém a vencedora dessa categoria foi a cantora colombiana Shakira. [8]

O próximo álbum de Jaci foi Crystal Clear, gravado e lançado no ano de 2000. Este álbum reflete algumas experiências vivenciadas por Jaci, como o divórcio de seus pais. Apesar de toda essa reviravolta em sua vida pessoal, o álbum "Crystal Clear" levou mais cinco singles ao primeiro lugar das rádios cristãs, liderou o topo das vendas por três semanas e rendeu para Jaci o disco de ouro por mais de 500 mil cópias vendidas.

Em 2001, Jaci lançou seu segundo trabalho em espanhol chamado Mi corazón. O primeiro single do álbum, Como Se Cura Una Herida, fez com que Jaci liderasse novamente o Billboard Hot Latin Tracks, e se tornou um dos maiores singles do ano, recebendo várias indicações e vencendo várias premiações. A canção chegou a receber versões em português, pelas cantoras brasileirasFernanda Brum em 2008, em seu álbum Cura-me, e Tânia Mara em 2009, em seu álbum Falando de Amor - ao vivo. O álbum Mi corazón recebeu também uma indicação aoGrammy Latino como Melhor Álbum Pop Latino e alcançou disco de platina. Nesta mesma época, Jaci participou e apoiou o movimento True Love Waits que encoraja as pessoas a não terem relações sexuais antes do casamento.[8] No outono do mesmo ano, Jaci lançou seu primeiro álbum de natal,Christmas. Poucos meses depois, a versão latina, Navidad, foi lançada e lhe rendeu mais um Dove Awards. O álbum trouxe canções inéditas, alguns clássicos natalinos e um dueto com Alvin e os Esquilos na canção The Chipmunk Song (Christmas Dont Be Late) [9]

Aparição nos Cinemas

Jaci Velásquez foi convidada em 2002 para atuar em seu primeiro filme longa metragem gravado em Hollywood, uma comédia romântica chamada Chasing Papi.[7] Ela atuou ao lado de Sofia Vergara da Colômbia, Roselyn Sanchez de Porto Rico e Eduardo Verastegui do México, além das participações especiais de Nicole Scherzingerl e Joy Enriquez. O filme foi lançado oficialmente nos Estados Unidos em abril de 2003, chegou em décimo primeiro lugar nas bilheterias e arrecadou US$ 6 milhões no total. No Brasil o filme recebeu o título Confusões Amorosas e nos países de língua espanhola foi intituladoUn Amante Para Tres. Jaci Velasquez também foi destaque na edição de dezembro de 2003 da Right On! Magazine, onde a editora Cynthia Horner a descreveu como um verdadeiro modelo para as adolescentes, e como a querida cantora do presidente George W. Bush. Além disso, Jaci apareceu em mais de 50 outras revistas e estrelou em comerciais para a Pepsi, Target, Doritos,Diamonds Helzberg e os produtos John Freida da Frizz Ease Cabelo.

Em 25 de março de 2003, Jaci lançou um novo álbum intitulado Unspoken, em que ela co-escreveu sete das doze canções. Uma semana depois, em primeiro de abril, Jaci lançou seu terceiro álbum em espanhol intitulado Milagro. O primeiro single e vídeo,No Hace Falta Un Hombre, alcançou o Top 10 nas paradas de sucesso em espanhol e rendeu indicações para o Grammy Latino e Billboard Latino Awards. Em 2004, Jaci inaugurou sua própria gravadora, aApostrophe Records, onde ela deu a oportunidade para novos artistas ingressarem uma carreira musical. Em 2005, lançou um álbum inovador chamado Beauty Has Grace, que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público em sua maioria, e lhe rendeu uma indicação na categoria Canção de Inspiração do Ano com a faixa Lay It Down. Neste álbum, Jaci apresentou um estilo indie rock totalmente diferente da proposta que ela havia apresentado até o momento. Em 2007, Jaci lançou o EP natalino Open House: Christmas EP, com 3 canções e uma entrevista inédita. Em 2008, foi o lançamento do álbum Love Out Loud por sua gravadoraApostrophe Records. Um álbum que reflete de forma profunda este período de mudança de vida ao qual ela estava passando e todo o seu amadurecimento.

Vida Pessoal

Em 1999, Jaci passou por situações muito dolorosas em sua vida pessoal, como o divórcio de seus pais. Após a separação, Jaci continuou morando em Nashville e seu pai mudou-se para Utah, onde deu continuidade ao seu ministério. Em Utah, David voltou a ter maior contato com sua ex-esposa Connie, com quem ele havia se casado em 1966 e tido dois filhos, Mario e Mindy. O casal decidiu se reconciliar e reatar o casamento, e estão juntos até os dias atuais.

Em 16 de agosto de 2003, Jaci se casou com Darren Potuck, membro da bandaAutoVaughn, mas após dois anos eles se divorciaram por razões não especificadas.[10]

Em 17 de dezembro de 2006, Jaci casou-se com Nic Gonzales em uma cerimônia privada no Austin, Texas. Nic é vocalista da Banda Salvador, um grupo pop-latino cristão, com quem Jaci havia feito uma turnê na época.[11]No ano seguinte, Jaci deu à luz ao seu primeiro filho, chamado Zealand. E seu segundo filho, Soren, nasceu em 2009.[12] Jaci mantém um relacionamento feliz e consolidado com sua família, e constantemente retrata isso em suas redes sociais.

Pausa na Carreira e Regresso

Após lançamento e divulgação do álbum Love Out Loud, Jaci deu uma pausa em sua carreira musical e só retornou com álbum novo em 2012. Neste período de reflexão, Jaci começou a se dedicar um pouco mais a sua vida pessoal e realizou o sonho de ser mãe. Jaci também começou a escrever um novo livro chamado Coffee and Concealer, onde relata suas experiências de vida. Em novembro de 2010, Jaci Velasquez começou a apresentar o Family Morning Show Friendlyao lado de Doug Griffin, na rádio The Fish.[13]O programa é transmitido em mais de 100 estações de rádio nos Estados Unidos, com quatro horas de duração, nas manhãs de segunda a sexta, e está no ar até os dias atuais.

Em 11 de agosto de 2011, Jaci assinou contrato com a gravadora Inpop Records e o seu mais novo álbum, Diamond, foi lançado em 7 de fevereiro de 2012.[14] Antes disso, Jaci já havia realizado a gravação de seu primeiro DVD ao vivo, junto com a Banda Salvador, mas esse projeto acabou sendo engavetado e ainda não há previsão de seu lançamento.

Em agosto de 2012, Jaci lançou pela Fisher Price, em parceria com o Walmart, um álbum em espanhol com canções de ninar, chamadoBuenas Noches Mi Sol. O álbum traz alguns clássicos das canções infantis, além de versões em espanhol de seus maiores sucessos, com uma nova roupagem adequada ao estilo infantil do disco. Jaci Velásquez também atuou em dois novos filmes cristãos, The Encounter (O Caminho da Eternidade') e Jerusalem Countdown(Contagem Regressiva), ambos lançados em 2011 nos Estados Unidos, e em 2012 no Brasil, pela Graça Filmes. Em julho de 2013, Jaci lançou um single em homenagem ao dia dos pais, onde interpretou, junto com seu pai David, a canção Unforgettable, um clássico de Nat King Cole. Foi o primeiro dueto com o seu pai oficialmente gravado.

Atualmente Jaci tem se dedicado bastante à sua carreira de atriz no segmento cristão, e atuou em outros três novos filmes: "Rumors Of War", "11 Seconds" e "Let The Lion Roar", todos lançados em 2014. Jaci também gravou a música tema do filme "Let The Lion Roar", um dueto com Tim Rushlow, numa levada hard rock que até então Jaci não havia experimentado.

Projetos Futuros

Os projetos futuros anunciados por Jaci Velasquez é o lançamento do seu DVD ao vivo, e mais um novo album em espanhol, com a produção de Juan Carlos Rodriguez do dueto latino Tercer Cielo, ambos sem previsão de lançamento.

Discografia

1992: Help Me
1994: Keep The Fire Burning
1996: Heavenly Place
1998: Jaci Velasquez
1999: Llegar A Ti
2000: Crystal Clear
2001: Mi Corazón
2001: Christmas
2001: Navidad
2003: Unspoken
2003: Milagro
2004: Mi Historia Musical
2005: Beauty Has Grace
2006: On My Knees: The Best Of Jaci Velasquez
2007: Open House: Christmas EP
2008: Love Out Loud
2009: Jaci Velasquez: Greatest Hits
2010: Top Ten: Jaci Velasquez
2012: Diamond
2012: Acoustic Favorites (EP)
2012: Buenas Noches Mi SolSol

Filmografia

2002: Taina TV Series (Episódio 219: "The Big Show")
2003: Chasing Papi (Confusões Amorosas)
2004: Doc TV Series (Quinta Temporada, episódio 418: "Nip, Tuck & Die")
2005: The Three Wise Men (Os Três Reis Magos)
2011: The Encounter (O Caminho Para a Eternidade)
2011: Jerusalem Countdown (Contagem Regressiva)
2014: Rumors Of Wars
2014: 11 Seconds
2014: Let The Lion Roar

Livros

1996: Heavenly Place
2000: CCM Lifelines
2003: Los Evangelios Toman Vida
2011: Coffee And Concealer

Video Clipes

On My Knees
Un Lugar Celestial (A Heavenly Place)
God So Loved
Llegar A Ti
De Creer En Ti
Adore
Como Se Cura Una Herida
No Hace Falta Un Hombre
Al Mundo Diré
De Creer En Ti
Un Lugar Celestial

Premiações

Dove Awards[5]
1997: Revelação do Ano
1999: Cantora do Ano
2000: Cantora do Ano
2000: Coletânea do Ano - Streams
2000: Álbum do Ano em Espanhol - Llegar A Ti
2002: Álbum do Ano em Espanhol - Mi corazón
2001: Álbum do Ano em Espanhol - NavidadVictory Awards
2006: Cantora do Ano
2006: Melhor Álbum Pop - Beauty Has Grace
2006: Melhor Canção de Inspiração - Lay It Down
Fonte: wikipédia
Jaci-velasquez.html?m=1

Don Moen

Donald James "Don" Moen (nascido em 29 de junho de 1950) é um americano cantor e compositor , pastor , e produtor de  música cristã  de adoração . [1]

Moen foi contratado para trabalhar para Integrity Music, ele participou da Oral Roberts University e tornou-se um músico Living Sound para Terry Ministérios Lei e viajou com a Lei Terry por dez anos. [2] Ele produziu 11 volumes para o Hosana! Música série de álbuns de adoração. Seu primeiro álbum em seu próprio nome, Adoração com Don Moen , foi lançado em 1992. Sua música tem vendas globais totais de mais de cinco milhões de unidades. [3]

Moen trabalhou para Integrity Media por mais de 20 anos, servindo como diretor criativo e presidente da Integrity Music, presidente da Label Group Integrity, e um produtor executivo da integridade álbuns de música. [3] Ele deixou Integrity Media, em Dezembro de 2007 para iniciar uma nova iniciativa , a Don Moen Company. [4]
A Don Moen Companhia adquiriu a MediaComplete, a empresa de software para igreja que criou MediaShout. Moen se tornou um apresentador de rádio do Don Moen & Friendsem 2009. Moen recebeu um Dove Award por seu trabalho no musical Deus conosco , além de acumular nove indicações para suas canções.

Moen é um compositor prolífico, tendo trabalhado com Claire Cloninger, Paul Overstreet , Martin J. Nystrom, Randy Rothwell, Ron Kenoly , Bob Fitts, Debbye Graafsma, Paul Baloche , Tom Brooks, entre muitos outros. Ele já trabalhou com músicos talentosos, Justo Almario, Carl Albrecht,Abraham Laboriel , Alex Acuna , Paul Jackson, Jr. , Lenny LeBlanc e Chris Graham.[ Carece de fontes? ] Ele foi um importante catalisador para lançar as carreiras de Paul Baloche , Darlene Zschech , Israel Houghton , e Hillsong United . [5]

Gravações notáveis​​

O primeiro álbum de Moen para Hosanna!Música , Dê Graças, tornou-se best-seller do rótulo. Produzido por Tom Brooks,Dê Graças passou a ser certificado ouro pela RIAA. Moen seguido isso com uma série de álbuns próprios bem sucedidos incluindo dois, En Tu Presencia e Trono De Gracia , em espanhol.

Deus conosco ganhou o prêmio Dove para Melhor Musical.

Em uma turnê pela Ásia, em 1999, ele gravou The Mercy Seat no Singapore Indoor Stadium , emSingapura e Sara Nossa Terra no Yoido Parque na Coreia do Sul, que foi lançado em 2000. Um dos álbuns de Moen, I Cantará , foi gravado no Christian Broadcasting Network .

Deus fará um caminho: O Melhor de Don Moen foi lançado em 2003 e possui 19 dos seus maiores sucessos . O título da canção foi escrita por sua irmã-de-lei e o marido dela, cujo filho mais velho morreu em um acidente de carro e os outros três filhos ficaram gravemente feridos. De Moen, Esconderijo tornou-se seu primeiro álbum de estúdio , que foi gravado no Paragon Studios, em Franklin, Tennessee e foi lançado no outono de 2006.
Eu acredito que há mais foi lançado no outono de 2008. Sua gravação terceiro de estúdio intitulado Território Uncharted (financiado com sucesso através Kickstarter ) lançado em 27 de março de 2012. [6] Seu novo álbum de Natal, Natal: a Season of Hope , lançado em 22 de outubro de 2012 e algumas canções foram gravadas em um estúdio na República Checa. [ carece de fontes? ] Moen lançou um novo álbum intitulado Hymn Book uma celebração de alcançar mais de 1 milhão curtidas em sua página no Facebook.[7] [8]

Vida pessoal

Ele vive em Nashville , Tennessee com sua esposa, Laura, e seus cinco filhos adultos. [9]

Discografia


Dê Graça
Lançado: 1986
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity Music, Hosana! Música ,Sparrow , épico , Sony
Produtor: Tom Brooks, Michael Coleman (Executive), Ed Lindquist (Executive)
Certificação: Ouro


Benignidade
Lançado: 1988
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity Music, Hosana! Música ,Sparrow , Columbia , Sony
Produtor: Tom Brooks, Michael Coleman (Executive), Ed Lindquist (Executive), Don Moen (Executive)


Bless the Lord
Lançado: 1989
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity Music, Hosana! Música ,Sparrow - Star Song , Columbia , Sony
Produtor: Tom Brooks, Michael Coleman (Executive), Ed Lindquist (Executive)


Natal
Lançado: 1990
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Sparrow -Star Song , Columbia , Sony
Produtor: Tom Brooks, Michael Coleman (Executive), Ed Lindquist (Executive)

Deus eterno
Lançado: 1990
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Sparrow -Star Song , Columbia , Sony
Produtor: Tom Brooks, Michael Coleman (Executive), Ed Lindquist (Executive)

Adoração com Don Moen
Lançado: 1992
Formato: CD, fita, vídeo, VCD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Palavra
Produtor: Tom Brooks, Michael Coleman (Executive), Ed Lindquist (Executive)

Deus conosco
Lançado: 1993
Formato: CD, fita, vídeo, VCD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Sparrow ,Columbia , Sony
Produtor: Tom Fettke, Tom Hartley (Executive)
Certificação: Dove Award

Confie no Senhor - Culto ao vivo com Don Moen
Lançado: 1994
Formato: CD, fita, vídeo, VCD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Mark Gasbarro, Don Moen (produtor e produtor executivo), Michael Coleman (Executive)

poderoso Cruz
Lançado: 1994
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música
Produtor: Tom Hartley, Michael Coleman (Executive), Don Moen (Executive)

Rivers of Joy
Lançado: 1995
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Don Harris, Michael Coleman (Executive), Don Moen (Executive)

Emmanuel Has Come
Lançado: 1996
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Steven V. Taylor, Chris Long (Executivo), Michael Coleman (Senior Executive), Don Moen (Senior Executive)

Louvor com Don Moen
Lançado: 1996
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Integridade Ásia, Columbia , Sony
Produtor: Tom Brooks, Don Harris, Michael Coleman (Executive), Don Moen (Executive)

Deixe sua glória cair
Lançado: 1997
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Tom Brooks, Don Moen (Executive), Chris Long (Executive)

Deus por nós
Lançado: 1998
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity Music, Hosana! Música ,Columbia , Sony
Produtor: Tom Fettke, Don Moen (Executive), Randy Vader (Executive)

O deus é bom - Adoração com Don Moen
Lançado: 1998
Formato: CD, fita, vídeo, DVD, VCD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música
Produtor: Tom Brooks, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

En Tu Presencia
Lançado: 1999
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Isaac Hernandez, Tom Brooks, Don Harris, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive), Dario Navac (Executive)

Mais de Ti, Senhor - Louvor com Don Moen Volume 2
Lançado: 1999
Formato: CD, fita
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Integridade da Ásia
Produtor: Tom Brooks, Russell Fragar, Don Harris, Chris Springer, Darlene Zschech, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

Agradeça
Lançado: 1999
Formato: VCD
Rótulo: Integrity Music, Hosana! Música , Integridade da Ásia
Produtor: Steve Merkel, Tom Brooks, Mark Gasbarro, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

The Mercy Seat
Lançado: 2000
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Integridade Ásia, Columbia , Sony
Produtor: Tom Brooks, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

Sara Nossa Terra
Lançado: 2000
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity Music, Hosana! Música , Integridade da Ásia
Produtor: Tom Brooks, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

Eu vou cantar
Lançado: 2000
Formato: CD, fita, vídeo, DVD, VCD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , épico ,Sony
Produtor: Paul Mills, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

Deus em nós
Lançado: 2001
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Tom Fettke, Don Moen (Executive), Randy Vader (Executive)

Deus fará um caminho: O Melhor de Don Moen
Lançado: 2003
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , épico ,Sony
Produtor: Tom Brooks, Don Harris, Paul Mills, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

Trono de Gracia
Lançado: 2003
Formato: CD, fita, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Miguel Angel "Malin" Villagran, Tom Brooks, Paul Mills, Don Moen (Executive), Keith Manwaring (Executive), Dario Navac (Executive)

Obrigado Senhor
Lançado: 2004
Formato: CD, fita, vídeo, DVD, VCD, download digital
Rótulo: Integrity Music, Hosana! Música , CBN, épico , Columbia , Sony
Produtor: David Hamilton, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

Levanta-te: The Legacy Culto de Don Moen
Lançado: 2006
Formato: Download Digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: David Hamilton, Don Moen (Executive)

Esconderijo
Lançado: 2006
Formato: CD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: David Hamilton, Don Moen (Executive)

Eu acredito que há mais
Lançado: 2008
Formato: CD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Don Moen, Michael Coleman (Executive)

Com um coração agradecido: O Melhor de Don Moen
Lançado: 2011
Formato: CD
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Integridade da Ásia
Produtor: Tom Brooks, David Hamilton, Don Harris, Paul Mills, Don Moen, Andy Skarda (Executive)

Território desconhecido
Lançado: 2011
Formato: CD, download digital
Rótulo: Don Moen Records, em: ciite, EMI Christian Music Group
Produtor: Don Moen (produtor e produtor executivo), Chris Thomason (Executive)

Hymn Book
Lançado: 2012
Formato: CD, download digital
Rótulo: Don Moen Registros
Produtor: Don Moen (produtor e produtor executivo), Tom Lane,

Natal: A Season of Hope
Lançado: 22 de outubro de 2012
Formato: CD, download digital
Rótulo: Don Moen Records, em: ciite, EMI Christian Music Group
Produtor: David Hamilton, Don Moen (Executive), Chris Thomason (Executive)

ultimate Collection
Lançado: 05 de março de 2013
Formato: CD, download digital
Rótulo: Integrity, Hosana! Música , Columbia ,Sony
Produtor: Steve Merkel, Tom Brooks, David Hamilton, Paul Mills, Don Moen, C. Ryan Dunham (Executive)

Hinos de esperança
Lançado: Fall 2013
Formato: CD, download digital
Rótulo: Don Moen Registros
Produtor: David Hamilton, Don Moen (Executive)

Pelo pedido especial: Volume One
Lançado: 2015
Formato: CD, download digital
Rótulo: Don Moen Registros
Produtor: Don Moen (produtor e produtor executivo)

Deus fará um caminho: A Musical Worship
Lançado: 2016
Formato: CD, download digital
Rótulo: Don Moen Records, Brentwood Benson
Produtor: Don Moen, Russell Mauldin, Luke Gambill (Executive), Johnathan Crumpton (Executive)

Outras gravações
Hatiku (1995)
Eis o Cordeiro (1997)
Cura (1998)
O Smithton Efusão (1999)
Esperança Changes Everything (2000)
Mas de Ti (2000)
Sing for Joy (2002)
Amor Sin Limites (2004)
Gathering Adoração americana (2005)
Levanta-te: A Celebration of Worship (2006)
Esperança Changes Everything (2007)
Culto legal (2010)
A oração de A Little Boy (2010)
Marvin L. Winans Presents: The Praise & Worship Experience (2012)
Bishop Jerry L. Maynard Presents: A catedral de Coro Louvor (2012)
Dia e Culto Noite (2015)
Vamos ficar (2015)

Prêmios e indicações

Ano/Associação/Categoria/Resultado 

1992 Dove Awards Song of the Year "Deus fará uma maneira" Ganhou

Dove Awards Creator - Infantil Musical Álbum do Ano Eu sou um Helper nomeado

1993 Dove Awards Artista - Inspirado Álbum do Ano Adore com Don Moen Ganhou

1994 Dove Awards Creator - Musical Album of the YearDeus conosco Ganhou

1995 Dove Awards Criador - Album Musical do AnoPoderoso Cruz Ganhou

1998 Dove Awards Creator - Musical do AnoEmmanuel Has Come nomeado

1999 Dove Awards Creator - Musical do Ano Deus por nós Ganhou

2001 Dove Awards Álbum de Língua Espanhola do Ano En Tu Presencia
nomeado

2003 Dove Awards País Recorded Canção do Ano "Deus é bom o tempo todo" Ganhou

Dove Awards
Creator - Musical do Ano Deus em nós
nomeado

2004 Dove Awards Álbum de Língua Espanhola do Ano Trono de Gracia
nomeado

Certificação ouro
1986
"Dê Graça"

Prêmio Ministério Igreja DeVries Ray
2002
Fonte: wikipedia

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Alex Gonzaga

Alex Gonzaga (Rio de Janeiro, 14 de março de1965) é um cantor e compositor gospelbrasileiro. É também o vocalista da bandaNovo Som, banda que ele formou juntamente com Lenilton nos anos 80.[1]

Carreira solo

O cantor Alex Gonzaga tornou-se um dos intérpretes mais prestigiados da música gospel por sua excelente interpretação e voz. Há mais de duas décadas como lead vocal da banda pop Novo Som, da qual é um dos fundadores, Alex ganhou respeito e maturidade do público e começou também a planejar alguns projetos paralelos. Um deles, acabou deixando de ser projeto para se consolidar como carreira solo. Tudo começou no ano de 2001, com o lançamento do CD"Canções, Eternas Canções", que trazia regravações de diversos sucessos da música evangélica dos anos 80 e 90.[2] A vertente deste projeto trouxe a Alex uma proposta musical totalmente diferente do trabalho do Novo Som, algo bem mais próximo aocongregacional e da MPB.

Em 2003, Alex lançou o seu segundo CD pelaMK Music, "Vou Continuar", que contou com regravações e algumas músicas inéditas. A vivência do ministério solo porém, não o impediu ou atrapalhou sua dedicação aoNovo Som, uma vez que o mesmo não teve quaisquer conflitos em conciliar suas agendas como cantor solo e vocalista da banda.[3] O trabalho foi bem recebido pelo público e incentivou o cantor a lançar em2006 o seu terceiro trabalho solo, que é uma continuidade do projeto de regravações:"Canções, Eternas Canções 2".[4] Para o repertório, foram escolhidas músicas consagradas na música evangélica como"Renova-me" (de Marcos Witt), "Pão da Vida"(de Cláudio Claro), "Descerá Sobre Ti" (do pastor Marcos Vinícius da Comunidade Evangélica de Nilópolis), "Em Nome de Jesus de Nazaré" (de Paulo César Brito), "Baião"(gravada originalmente pelo Rebanhão) e a primeira música de trabalho "Ele é Jesus" (de Moisés França, do antigo grupo Hágios).[5]Para Alex, não foi fácil fazer a escolha do repertório, missão esta que contou com a ajuda de seu amigo e tecladista Mito e também de opiniões de nomes como Eyshila, que sugeriu a música "Ele é Jesus" ao encontrar com o cantor durante uma programação. Esta foi escolhida, inclusive, como a música de trabalho.[carece de fontes]

Na época, Alex declarou-se empolgado com o CD, e não tinha dúvidas de que mais um trabalho bem sucedido acabava de chegar:"que Deus ratifique no coração das pessoas a nossa proposta, que é uma música de qualidade, que fale diretamente de Deus. Que Ele possa estar tocando as pessoas com seu Espírito Santo através dessas músicas, e que muitas vidas sejam abençoadas", desejou Alex.[carece de fontes]

Em 2011, a MK Music lança "Canções, Eternas Canções Vol. 3", dando continuidade ao desejo de trazer à memória canções antigas e especiais da música gospel.[6] No repertório, constam clássicos como "Segura na mão de Deus" (Domínio Público), "Não chores mais" (Álvaro Tito), "Mover do Espírito"(Armando Filho), "Vai e não peques mais"(Marcos Góes), entre outras.[7]

Atualmente, o cantor também apresenta um programa na Rádio Melodia chamado"Canções Para Sempre".[8]

Discografia

Videoclipes

2000 - Verso de Amor
2001 - Bem Querer
2001 - Aprender a Perdoar
2003 - Diz que Sim
2003 - Vou Continuar
2006 - Ele é Jesus
2011 - Um Milagre Senhor. 
Fonte: wikipédia

Trazendo a arca

Trazendo a Arca é uma banda de música cristã contemporânea formada em 2002 na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Originou-se como uma dissidência do Ministério de Louvor Apascentar (antigo Toque no Altar), principal grupo de louvor da igreja evangélica Ministério Apascentar.[1]Considerado um dos conjuntos musicais de maior sucesso e destaque no cenário evangélico,[2] ao longo de sua história, mesclou o canto congregacional com o pop rock e tornou-se um dos recordistas de vendas de discos no Brasil.

Desde sua fundação integram a banda: Luiz Arcanjo, (vocal e violão), André Mattos(bateria), Deco Rodrigues (baixo) e Isaac Ramos (guitarra e violão). Seus ex-integrantes são o casal Davi e Verônica Sacer, que se desligaram do grupo em 2010 para uma carreira a solo e Ronald Fonseca, o principal produtor musical e pianista da banda até o ano de 2012. Os integrantes são reconhecidos por sua proficiência em seus instrumentos e são patrocinados por marcas de instrumentos musicais.

Apesar de ter começado de forma independente, o sucesso do Trazendo a Arca foi imediato após o lançamento dos dois primeiros álbuns, quando, com o nome Toque no Altar, fazia parte do Ministério Apascentar:Toque no Altar e Restituição, ambos de 2003.[3] Entretanto, foi através de Deus de Promessas (2005) e Olha pra Mim (2006), que firmou-se nacionalmente. Após a cisão, em 2007 lançou o trabalho de estúdio Marca da Promessa, que vendeu mais de meio milhão de cópias no Brasil em menos de um ano. Após isso, o quarteto lançou vários projetos, como discos de estúdio, vídeo e coletâneas. Em 2011, a banda gravou Live in Orlando, seu primeiro trabalho internacional em DVD.

Desde o início da carreira em 2002, o Trazendo a Arca lançou treze álbuns, dois dos quais (Live in Orlando e Ao Vivo no Japão) gravados durante espetáculos ao vivo em palcos internacionais, resultando em aproximadamente seis milhões de cópias vendidas no Brasil. O grupo foi indicado e venceu em várias categorias nos troféusTalento e Promessas. Seus vídeos noYouTube já alcançaram mais de cem milhões de acessos.[2]

Etimologia

O termo escolhido para batizar o grupo musical, "Trazendo a Arca", faz referência à passagem bíblica contida entre os versículos 1 e 13 do capítulo seis do Segundo Livro de Samuel. O trecho narra o difícil transporte daArca da Aliança da casa de Abinadabe, onde estava guardada há 20 anos, até a cidade deJerusalém, em Israel. Após um incidente ao longo do trajeto, no qual Uzá perdeu a vida por ter tocado o objeto sagrado, o traslado foi interrompido por três meses, período no qual a arca ficou na casa de Obede-Edom. Até que o Rei Davi foi busca-la para enfim "trazê-la" a seu destino, Jerusalém.[4]

Durante o percurso da arca até a cidade sagrada, o povo tocava diversos instrumentos em louvor a Deus e eram feitos sacrifícios de animais:

«E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros ecímbalos.» (2ª Samuel 6:5)

«E sucedeu que, quando os que levavam a Arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.» (2ª Samuel 6:13)

Essa passagem inspirou o slogan do grupo lançado em 2006, que diz: “Tem que ser nos ombros de alguém que é forte, que suporte o peso apesar da distância, que esteja disposto a ser marcado, e a cada seis passos tem que ter... sacrifício”.[4]

Integrantes

Atuais
Luiz Arcanjo: É músico, cantor e compositor. Aos oito anos de idade, aprendeu a tocar clarinete, influenciado pelo irmão mais velho. Mais tarde, começou a tocar violão. Junto com Davi Sacer, liderou o Toque no Altar de 2002 a 2006. Compôs músicas para diversos cantores gospel como Chris Durán,Aline Barros, Kleber Lucas, Soraya Moraes eFernanda Brum.[5] É endorser das marcasAudio-Technica e Made in Brazil.[6]

André Mattos: Também chamado de "Pelé",[7] se tornou baterista profissional aos doze anos de idade e, desde essa época, começou a viajar pelo Brasil, mas também por outros países. Antes de se tornar cristão, esteve envolvido em trabalhos de Neguinho da Beija-Flor, Banda Brasil, Bebeto, entre outros.[8] No meio gospel, trabalhou com Carlinhos Félix,Pamela e o Toque no Altar.[9] [10] . André éendorser das marcas Pearl Drums, Luen Percusions, Stagg, Capcase e C. Ibañez.[11] [12]

Deco Rodrigues: Chamado de "Deco", André Rodrigues nasceu em 25 de janeiro de 1981 e cresceu em uma família evangélica. Aos nove anos de idade, começou a tocar bateria e estudar trompete. No ano de 1997, fez um curso de violão clássico e, posteriormente, começou a executar contra-baixo elétrico.[13]É baixista e compositor do grupo desde o início do Toque no Altar. Também já tocou com outros cantores gospel.[9] É endorser das marcas Audio Technica e Made in Brazil.[14]

Isaac Ramos: Nasceu em Olinda, num lar evangélico. Aos seis anos de idade, começou a tocar contrabaixo, mas se tornou profissional aos catorze tocando o violão. Trabalhou em mais de 250 discos do segmento gospel. É o guitarrista do grupo desde seu início.[9] [15] É patrocinado pelas marcas Boss, Capcase e Made in Brazil.[16]

Ex-membros
Davi Sacer: É cantor e compositor. Começou sua carreira aos oito anos quando seu irmão o ouviu cantar. Aos dezessete, participou da JOCUM, onde conheceu Verônica, sua esposa.[17] Esteve junto com Luiz Arcanjo e todos do Trazendo a Arca dentro e fora do Toque no Altar até 2010, quando se desligou do conjunto. Em sua carreira a solo, já gravou cinco álbuns: Deus não Falhará, Confio em Ti, No Caminho do Milagre, Às Margens do Teu Rio e Venha o Teu Reino.[18]

Verônica Sacer: Cantora, compositora e esposa de Davi Sacer; foi a única voz feminina do Trazendo a Arca.[19] Durante o tempo em que foi integrante da banda, fez algumas participações.[20] Ao lado de seu marido, em 2011, lançou o disco Ao Deus das Causas Impossíveis, gravado no Toque no Altar.[21]

Ronald Fonseca: É músico, compositor e produtor musical. Desde sua infância, se interessava por música. Incentivado pela família, aprendeu a tocar violão e piano. Aos dezesseis anos de idade, começou a trabalhar profissionalmente como produtor.[22] No ano 2000, ganhou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos. Compôs canções de sucesso ao lado de Davi, Luiz e Deco Rodrigues, além de produzir trabalhos de diversos grupos e cantores comoMinistério Unção de Deus, Aliança do Tabernáculo, Ludmila Ferber, Marquinhos Gomes e Sérgio Lopes.[23] Junto a Davi Sacer, ganhou o prêmio de melhor compositor no Troféu Talento em 2006.[24] É endorser das marcas Roland e Made in Brazil.[25] [26] Deixou o grupo em 2012, antes do lançamento do álbum Na Casa dos Profetas.[27]

História

2002-2006: Toque no Altar

Em janeiro de 2002, sob liderança do pastor Marcus Gregório, foi formado um grupo musical de louvor a tempo integral, chamado Toque no Altar.[28] Neste conjunto, os integrantes do Trazendo a Arca lançaram seis álbuns: Toque no Altar, Restituição, Deus de Promessas , Olha pra Mim, Toque no Altar e Restituição e Deus de Promessas - Ao Vivo. Os quatro primeiros venderam mais de 600 mil cópias.[1] [29] [30] [31] [32] [33] No mesmo período, foram ainda distribuídos dois trabalhos emDVD; um deles vendeu mais de trinta mil no lançamento.[34] Somaram quase dois milhões de cópias vendidas em três anos de carreira,[35] além das diversas premiações no Troféu Talento nos anos de 2005,[36] 2006[24] e 2007.[37]

2006-2007: A divisão

Em 2007, o grupo criou uma estrutura comercial para a distribuição dos produtos do Toque no Altar, a gravadora Toque no Altar Music, e Maurício Soares, antigo diretor daLine Records, se tornou o diretor da empresa. Através deste novo caminho que estavam seguindo, originou divergências entre os elementos da banda, criando um impasse só resolvido com a separação no Ministério de Louvor.[35] [38] Soares, através da Toque no Altar Music publicou uma nota, informando a respeito da separação do conjunto, a qual gerou, inclusive, um imbróglio judicial.[39] [40]
Um dos motivos de nossa saída é que se entrar nosite do Toque no Altar você verá que hoje é uma gravadora, fato que não chegou ao nosso conhecimento, só descobrimos quando já estava tudo decidido, se esta é uma visão do Pr. Marcus nós respeitamos; mas só que não é a nossa, a essência não foi essa, Deus não nos chamou para sermos uma gravadora. Há 88 dias tentamos essa conversa com o Pr. Marcus Gregório sobre estes e outros motivos, que nos decepcionaram muito, mas ele se negou a responder, e por último lhe perguntamos se haveria mudança, e infelizmente o que ouvimos era que não haveria.

—Verônica Sacer afirmou em uma carta.[38]


Após sua divulgação, através de uma carta,Davi Sacer esclareceu ao público sobre sua saída e a dos outros integrantes. O único motivo dado pelo cantor foi que o Toque no Altar havia se tornado uma gravadora.[41] Em uma entrevista, Luiz Arcanjo disse que estavam reconstruindo valores que haviam sido perdidos.[42]

Em abril daquele ano, foi lançada a página oficial do Trazendo a Arca, que foi a primeira manifestação pública do grupo dissidente após o fato.[43] No mês seguinte, Flávia Marques Farias, advogada do Trazendo a Arca, esclareceu a relação do conjunto com o Toque no Altar através de uma nota, argumentando que na história da música nacional, vários músicos deixaram suas bandas para seguirem outros projetos musicais.[44]

Além dos processos judiciais, os integrantes do Trazendo a Arca receberam críticas negativas do público e da mídia, sendo chamados de "mercenários" e "rebeldes".[45]Também, em defesa de Marcus Gregório, o pastor Silas Malafaia os criticou em uma de suas pregações televisivas.[46] Segundo o vocalista Davi Sacer, o momento atravessado pela banda foi conturbado, no qual os membros quase optaram por encerrar as atividades. O intérprete, em entrevista, ainda afirmou que, através do ocorrido, conheceu um lado negro de protestantes, em relação aos interesses de líderes religiosos, envolvendo politicagens e favorecimentos para suas instituições.[45]
2007-2009: Marca da Promessa, Maracanãzinhoe viagens no exteriorEditar

No início da carreira do novo grupo, este recebeu convites de várias gravadoras cristãs,[45] todavia preferiu criar um selo independente, chamado Marcas da Promessa Distribuição.[47] [48]

No mês de junho de 2007, foi lançado o álbum Marca da Promessa, que trouxe oito canções inéditas de Luiz Arcanjo, Davi Sacer, Ronald Fonseca e Deco Rodrigues.[4] Apesar de ter sido lançado de forma independente,[47]em apenas uma semana já estava em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e a canção título se tornou a mais tocada nas rádios gospel do Brasil.[49] O álbum, em um ano, vendeu meio milhão de cópias.[50] [51]

Trazendo a Arca em Israel no ano de2007 na consagração do álbum Marca da Promessa.

Ainda durante o ano de 2007, o Trazendo a Arca viajou por Israel, Inglaterra, França,Portugal e Japão. Neste último país o conjunto gravou nos dias 15, 16 e 17 de agosto, na cidade de Nagoya, o álbum Ao Vivo no Japão, durante o evento Aviva Japão. O trabalho incluiu músicas gravadas anteriormente pelo Toque no Altar, além de "Me Rendo", a única canção inédita.[52] Apesar de ser um trabalho de regravações,[53] vendeu mais de quarenta mil cópias.[54]

No mês seguinte, no dia 27, o Trazendo a Arca esteve no Programa Raul Gil, onde cantaram "Marca da Promessa", quando foram surpreendidos por Magno Malta, que trazia em suas mãos um painel do disco de platina do Marca da Promessa, certificado pela Alpha Mídia.[49] [55] [56]

Em janeiro de 2008, a banda iniciou uma parceria de distribuição com a gravadoraDiante do Trono, com o objetivo de fortalecimento fonográfico contra a pirataria. Foi a primeira parceria firmada pelo Diante do Trono na história do conjunto.[57]

No mês de abril foi realizado o Troféu Talento 2008,[58] e nele a banda ganhou seis das sete categorias para as quais foi indicado, com destaque para a Música do Ano, vencida com "Marca da Promessa".[45] [59]

Integrantes do Trazendo a Arca antes da gravação do DVD no Maracanãzinho.

No dia 24 de maio foi realizada, no Rio de Janeiro, a gravação do primeiro DVD, intitulado Ao Vivo no Maracanãzinho. O repertório conteve as músicas dos álbunsOlha pra Mim e Marca da Promessa. Os ingressos se esgotaram em cinco dias e o ginásio ficou lotado. Naquela época foi considerada a maior produção do gênero já realizada no Brasil.[60] [61] A gravação também envolveu polêmicas com a SUDERJ, a administradora do local, que não autorizou o início do evento no horário previsto devido à presença de pessoas do lado de fora com ingressos na mão. Para evitar o transtorno, o conjunto tentou convencer a administração para que as pessoas entrassem, pois ainda havia espaço, mas a referida instituição ameaçou parar o evento naquele mesmo momento, muito embora a apresentação já houvesse iniciado. No final de tudo, houve pessoas que tinham o ingresso e não puderam assistir à gravação.[62] A entrada para participar do evento foi de um quilo de alimento não perecível; os mais de dez mil quilos arrecadados foram enviados para municípios carentes da região do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais e para o Morro do Borel, no Rio de Janeiro.[63][64] No final de 2009, foram lançados dois álbuns com as músicas do DVD registradas em áudio.[65] [66]
Se fala tanto de Etiópia e África, mas aqui dentro mesmo tem isso perto. A gente tem procurado estar lá levando a Palavra, mas também alimento, roupa, remédio... É um lugar meio que excluído e isolado do mundo. É um lugar que não dá mídia para os políticos, então, faz-se bem pouco.

— Luiz Arcanjo fala sobre o Morro do Borel, no Rio de Janeiro e o Vale do Jequitinhonha.[63]


Ainda em 2008, Silas Malafaia pediu perdão aos integrantes do grupo pelas ofensas[67] ePregador Luo convidou o Trazendo a Arca para participar do trabalho Música de Guerra - 1ª Missão, para interpretar a música "Já Posso Suportar".[68] Em dezembro, Davi Sacer lançou o seu primeiro álbum a solo, Deus não Falhará, pela gravadora Art Gospel.[69] [70] No mesmo mês, André Mattos realizou um projeto nascido há dois anos, lançando um DVD com vídeo-aulas de Bateria chamadoAndré Mattos – Profético.[71] [72]
2009-2010: Outros lançamentos e reconciliação

No Troféu Talento de 2009, a banda apresentou um pot-pourri unindo as músicas "Restitui", "Deus de Promessas", "Olha pra Mim" e "Marca da Promessa", vencedoras do prêmio nos anos anteriores.[73] Também recebeu o prêmio de Melhor DVD, do trabalhoAo Vivo no Maracanãzinho, dirigido por Hugo Pessoa.[74]

Após dois anos sem lançar um trabalho inédito, em junho daquele ano foi lançado o álbum de estúdio Pra Tocar no Manto. Para acrítica especializada, na parte instrumental o trabalho foi agradável, apesar que os músicos do grupo poderiam ter sido mais ousados.[75][76] Vendeu quarenta mil cópias em dois meses.[77]

Após o lançamento de Pra Tocar no Manto, Davi Sacer anunciou, através do site da banda o lançamento de um disco baseado nosSalmos. Os integrantes do Trazendo a Arca compuseram e gravaram a obra no mês de outubro, e no mês seguinte foi para a fábrica.[78] Em dezembro, chegou às lojas o primeiro disco temático do conjunto, Salmos e Cânticos Espirituais. A produção musical ficou a cargo de Ronald Fonseca e Wagner Derek, e o projeto gráfico foi feito por David Cerqueira.[79] Nesse mesmo período, Luiz Arcanjo lançou seu primeiro álbum solo, formado de músicas com ritmos brasileiros, produzido por Jamba. O trabalho foi bem avaliado pela crítica especializada, sendo considerado inovador e bem produzido.[5] [80]

No dia 29, o Trazendo a Arca encerrou os vinte e dois processos contra o Toque no Altar que estavam em andamento através de uma reconciliação com Marcus Gregório. No encontro, estiveram todos os integrantes do conjunto, Silas Malafaia, Marcus Gregório e Jabes de Alencar.[81] A partir daquela época, Davi e Verônica Sacer voltaram a frequentar os cultos do Ministério Apascentar.[82]

Ainda em 2009, Luiz Arcanjo e Davi Sacer participaram da gravação do DVD e CD Árvore de Bons Frutos, de Pregador Luo na música "Já Posso Suportar".[83]

Em janeiro de 2010, Ronald Fonseca se tornou um endorser da Roland, uma marca de instrumentos musicais.[25] E no dia 10 de abril, Davi e Verônica anunciaram em suas páginas no Twitter que não faziam parte do Trazendo a Arca a partir daquele dia. Segundo o Trazendo a Arca, a saída foi pacífica e não foi motivada por brigas.[84] No mesmo mês, voltaram à membresia do Ministério Apascentar.[85]

2010-2012: Após saída de Davi, Verônica Sacer eEntre a Fé e a Razão

O quinteto não estava conseguindo conciliar as agendas e o gerenciamento do selo independente. Sabendo disso, a Graça Musicentrou em contato com o grupo e ofereceu a estrutura da gravadora para distribuição de seus produtos. No dia 29 de abril, o contrato foi fechado.[86] Em novembro daquele ano, a gravadora disponibilizou a canção "Entre a Fé e a Razão" para download, época em que a obra estava em fase de finalização.[87] Um mês depois, o disco foi lançado,[88] e em dez dias vendeu mais de quarenta mil cópias.[89]

Integrantes do Trazendo em julho de 2011, antes da gravação de Live in Orlando.

No mês seguinte, a gravadora Graça Musiclançou o álbum Minhas Canções na Voz dos Melhores Volume 4, no qual todas as músicas são de autoria do missionário R. R. Soares e cantadas por diversos nomes da músicagospel brasileira. Neste disco, a banda interpretou a canção "A Jesus Seguirei".[90]Em julho, o Trazendo a Arca fez em Orlando, na Flórida, Estados Unidos a gravação de umDVD para o qual foram selecionadas músicas das obras musicais Pra Tocar no Manto,Salmos e Cânticos Espirituais e Entre a Fé e a Razão. A gravação foi realizada aberta a um público de três mil pessoas.[91]

Na estreia do Troféu Promessas, em agosto, o Trazendo a Arca concorreu em diversas categorias na primeira fase, dentre Música do ano, CD do ano (Entre a Fé e a Razão) e Melhor Grupo.[92] Na segunda fase, iniciada no dia seis de outubro, a banda concorreu e venceu na categoria de Melhor Grupo.[93]

Em novembro, a Graça Music divulgou a capa do DVD Live in Orlando, produzida pelaQuartel Design. Além disso, foram divulgadas as catorze músicas que fazem parte do álbum.[94] No dia 29, durante a cerimônia do Troféu Promessas, a banda foi premiada na categoria Melhor Grupo,[95] mas, como seus integrantes estavam cumprindo agenda, Ana Paula Porto representou o Trazendo a Arca.[96]

No dia 29 de dezembro, o grupo esteve no culto de consagração do DVD Live in Orlando, onde seus integrantes receberam o disco de platina do trabalho Entre a Fé e a Razão, que vendeu mais de oitenta mil cópias no Brasil, certificado pela própria gravadora.[7] Em 13 janeiro de 2012 o Trazendo a Arca se apresentou para um público de quarenta mil pessoas no Jesus Vida Verão, um dos maiores eventos de música cristã do Brasil.[97]

2012-atualmente: 10 anos de Trazendo a Arca

Ronald Fonseca, ex-integrante do Trazendo a Arca.

Em 4 de junho de 2012, foi realizado emCampo Grande, no Rio de Janeiro o show de comemoração dos dez anos de história da banda. O evento teve as participações especiais de Marcus Salles, Kleber Lucas eFernanda Brum.[98]

Em agosto, o grupo fechou um contrato de três discos com a CanZion Brasil, deixando assim o cast da Graça Music, que havia assumido a distribuição de toda sua discografia anteriormente[99] e tendo a partir daquela época todos os trabalhos distribuídos pela gravadora. Em comemoração dos dez anos da banda foi lançada a coletânea 10 Anos, um álbum triplo contendo as principais canções do Trazendo a Arca, desde sua trajetória no Toque no Altar, sendo dez em cada disco.[100] [101] [102]

No dia 28 de agosto, a banda anunciou oficialmente em seu site oficial o lançamento do primeiro álbum contendo canções inéditas pela gravadora CanZion Brasil. Na Casa dos Profetas, assim como a coletânea, o álbum foi lançado em formato físico e digital, e as composições são em maioria dos membros da banda. Segundo o Trazendo a Arca o trabalho seria lançado inicialmente durante a Expocristã em setembro de 2012,[103] porém devido à certos contratempos tal disco teve seu lançamento adiado para novembro do mesmo ano.[104]

Ainda no final de setembro, o Trazendo a Arca divulgou em seu canal no YouTube duas canções integrantes do álbum Na Casa dos Profetas, "Graça" e a faixa-título, apresentando uma sonoridade diferente da contida nos trabalhos anteriores.[105] Em outubro, durante uma entrevista Luiz Arcanjo declarou que o grupo estava gravando um álbum em espanhol e que em 2013 o Trazendo a Arca lançaria um documentário musical durante eventos em Israel e outros locais.[104]

Às vésperas do lançamento do álbum Na Casa dos Profetas, no início de novembro foi noticiado que o músico Ronald Fonsecadeixou a banda por motivos até então não esclarecidos pelo Trazendo a Arca. O disco foi lançado no dia 25 de novembro,[27] e recebeu críticas mistas da mídia especializada. Parte afirmou que não era um trabalho com o mesmo destaque musical dos anteriores,[106] enquanto outros alegaram que a renovação musical, forçada pela saída de Ronald fez bem ao grupo.[105] [107]

Em julho de 2013, através de uma caravana promovida pela banda, o grupo gravou o material de um DVD, com direção de Hugo Pessoa. A obra conteve canções acústicas do grupo unidas a um documentário.[108]

Em outubro de 2014, o Trazendo a Arca assinou contrato com a gravadora Sony Music Brasil,[109] lançando posteriormente o disco Español, composto por várias músicas da banda versionadas na língua castelhana.[110] O projeto foi distribuído em dezembro do mesmo ano,[111] e obteve críticas positivas.[107]

Discografia

A discografia do Trazendo a Arca consiste emoito álbuns de estúdio, sendo que três deles foram gravados no Ministério Apascentar e quatro com o novo nome, e seis álbuns ao vivo, sendo três deles no Apascentar, além de uma coletânea.[112] Foram quatro DVDslançados, dois pelo Apascentar e dois pelo Trazendo a Arca.
2003: Toque no Altar
2004: Restituição
2005: Deus de Promessas
2006: Olha pra Mim
2007: Marca da Promessa
2009: Pra Tocar no Manto
2009: Salmos e Cânticos Espirituais
2010: Entre a Fé e a Razão
2012: Na Casa dos Profetas
2014: Español
2015: Habito no Abrigo

Estilo musical e influências

Luiz Arcanjo cantando no Jesus Vida Verão em 13 de janeiro de 2012, junto ao Trazendo a Arca.

Instrumentalmente, o disco Toque no Altartrouxe as características do canto congregacional com leves características dopop rock com metais, guitarras, baixo, dentre outras ferramentas musicais.[113] A partir deOlha pra Mim, o Trazendo a Arca mostrou um amadurecimento musical e as características do pop rock acabaram se tornando mais visíveis com canções animadas e a participação do Raiz Coral.[30] No álbumSalmos e Cânticos Espirituais, o grupo realizou uma renovação nos arranjos, com a intensificação das baladas e do soul. Um dos fatos que explica tais mudanças são parcerias feitas com os músicos Wagner Derek[114] e Jamba, que também escreveu algumas canções da banda nos discosSalmos e Cânticos Espirituais[20] e Entre a Fé e a Razão.[115] [116]

A principal influência do grupo, segundo os integrantes, é o cantor e compositor Antônio Cirilo, fundador do Santa Geração. Em um encontro divulgado pelo canal do conjunto noYouTube em vídeo, Luiz Arcanjo descreve a importância de suas composições e trabalhos desde a época em que os integrantes do Trazendo a Arca faziam parte do Toque no Altar, e o amadurecimento musical da banda.[117]

O Trazendo a Arca também influenciouministérios de louvor como o Aliança do Tabernáculo[118] e o Ministério Unção de Deus. Este último gravou canções compostas pelos integrantes do Trazendo a Arca. "Fala Deus", escrita por Ronald Fonseca, foi indicada à Música do Ano no Troféu Talento 2006.[119]

Grande parte das músicas do conjunto foram escritas e musicalizadas por Ronald Fonseca, Luiz Arcanjo, Davi Sacer e Deco Rodrigues.[4]As únicas traduções foram "Te Louvarei" e "Faz Chover".[113] A versatilidade de temas é também uma característica presente dentre a história da banda. Os integrantes do grupo já compuseram canções sobre encorajamento,[120] arrependimento, reflexões,[121] temas bíblicos, dentre outras temáticas.[122]

Reconhecimento

A crítica especializada afirma que o grupo não se limita a compor músicas como os demais no gospel.[123] E também considera que em seus álbuns, principalmente os que são gravados ao vivo, seus integrantes demonstram uma grande qualidade instrumental.[82] [124] [125] Em cerca de dez anos, desde o nascimento do Toque no Altar, o quinteto vendeu mais seis milhões de cópias em sua carreira.[126]

Após sua saída da banda, Davi Sacer participou do Festival Promessas, evento que reuniu grandes nomes da música gospel. Nele, o cantor interpretou os maiores sucessos do Trazendo a Arca e posteriormente as músicas "Tua Graça Me Basta" e "Restitui" foram as escolhidas para a exibição do evento na televisão.[127]

O Trazendo a Arca foi indicado em diversas categorias no Troféu Talento entre os anos de 2005[128] e 2009. Das 36 que teve, venceu em vinte, ou seja, 55% delas. O ano mais bem sucedido foi o de 2008, quando o conjunto foi indicado em sete classificações e foi vitorioso em seis.[129] No Troféu Promessas 2011, das três indicações, o quinteto venceu na categoria Melhor Grupo.[130]

Com "Restitui",[128] "Deus de Promessas",[24]"Olha pra Mim"[37] e "Marca da Promessa" [129]o Trazendo a Arca ganhou quatro vezes consecutivas na categoria Música do Ano noTroféu Talento. Das cinco classificações que teve como Melhor grupo de louvor, ganhou duas, e coincidentemente perdeu para oDiante do Trono nas outras três vezes.[131]Outra premiação relevante foi a de Melhor DVD em 2009 no Troféu Talento com Ao Vivo no Maracanãzinho, uma das categorias do evento votadas pela crítica especializada.[74]

Em 2010, o grupo foi indicado no Troféu Melhores do Ano na categoria Melhor Banda, mas perdeu para o Oficina G3.[132] [133]

Fonte: wikipédia